Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
RECICLAGEM
RECICLAGEM
A reciclagem é uma das ações mais eficazes e essenciais para a preservação do meio ambiente e a construção de um futuro mais sustentável. Em um mundo onde o consumo desenfreado de recursos naturais e o aumento da produção de resíduos têm gerado sérios impactos ambientais, a reciclagem surge como uma solução crucial para reduzir esses efeitos.
Desempenha um papel fundamental na sustentabilidade, pois permite a revalorização de materiais, reduzindo a necessidade de recursos naturais e diminuindo os impactos ambientais causados pela extração e produção de novos produtos. Ao transformar resíduos em novos itens, a reciclagem contribui para a redução da poluição, economiza energia e diminui a emissão de gases de efeito estufa, fatores essenciais no combate às mudanças climáticas.
A prática da reciclagem está diretamente ligada ao conceito de sustentabilidade, pois promove a utilização consciente dos recursos, a preservação do meio ambiente e o fortalecimento de uma economia circular, onde o reaproveitamento e a redução do desperdício são pilares para um futuro mais equilibrado e saudável.
Estamos contribuindo para a redução do lixo que vai para os aterros sanitários, evitando a poluição do solo e da água. Além disso, a reciclagem permite o reaproveitamento de materiais como papel, plástico, vidro e metal, diminuindo a necessidade de extração de novas matérias-primas e, consequentemente, a preservação dos recursos naturais.
Realizamos a separação para a reciclagem principalmente de embalagens de remédios, que podem ser divididas em três tipos:
- Primárias: embalagem de medicamentos que fica em contato direto com o remédio, que pode ser um blister (cartela), frasco, envelope ou sachê, bisnaga, ampola, entre outros. É chamada de embalagem primária;
- Secundárias: são embalagens que acondiciona cartelas, frascos e afins, além da bula;
- Terciárias: são as caixas de papelão ou isopor, que geralmente fazem o transporte das caixinhas de remédio.
O descarte incorreto pode causar danos ambientais, afetando o solo, a água, a dinâmica dos ecossistemas e sua biodiversidade, além de representar um risco à saúde de todos, inclusive dos coletores de resíduos. Portanto, nós fazemos o gerenciamento do descarte correto e seguro para farmácias e instituições coletoras.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatório o descarte correto dos medicamentos e suas embalagens, buscando evitar que haja descarte de medicamentos no meio ambiente.